PLANO DE ENSINO


    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

    Primeiro semestre de 2015

I – IDENTIFICAÇÃO


     Código: 
Pré-Requisito: --------
     Carga Horária: 60 h/a
Crédito: 04
     Período: 4º



II – EMENTA: Experiência de leitura e de expressão escrita com diversos tipos de textos, na modalidade falada e escrita, com base na Teoria da Comunicação, elementos, funções, modalidade e variação linguística; Aspectos semânticos; Estratégias de leitura e compreensão textual; aspectos morfossintáticos e paragrafação.


III – OBJETIVOS

Geral: Produzir textos utilizando-se de uma atitude crítica em relação à leitura e à escrita.
Específicos:
3.1. Distinguir as características dos diversos tipos de textos;
3.2. Reconhecer o significado de palavras e expressões;
3.3. Reconhecer o valor da tonicidade e da pontuação para o sentido do texto;
3.4. Explicar a formação e flexão das palavras;
3.5. Reestruturar enunciados da língua falada para a escrita;
3.6. Distinguir traços característicos entre a variante coloquial e a formal; e
3.7. Elaborar textos a partir da paráfrase.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO      

4.1. Introdução aos estudos linguísticos;
4.2. Conceito de linguagem, língua, discurso e texto;
4.3. Estratégias de leitura e compreensão de texto:
4.3.1. Leitura compreensiva; e
4.5.2. Adequação vocabular.
4.4. Fala e Escrita como formas de realização da língua;
4.5. Explicitação do significado de palavras ou expressões, substituindo-se por sinônimos;
4.6. Reestrutura de enunciados, evidenciando domínio das variantes faladas/escrita e coloquial/formal da Língua Portuguesa;
4.7. Identificação da função, para o sentido do contexto, de traços gramaticais, no que se refere a: tonicidade, pontuação, formação e flexão de palavras, classes gramaticais e colocação;
4.8. Morfologia - formação e classes de palavras;
4.9. Sintaxe – frase, oração e períodos; e
4.10. Estratégias de Produção de texto.
4.10.1. Paragrafação
4.10.2. Sequências textuais
4.10.3. Argumentação
4.10.4. Uso da paráfrase.


V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

( X ) Aula Expositiva
(    ) Seminário
( X ) Leitura Dirigida
( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(    ) Trabalho de Campo
( X ) Execução de Pesquisa
(    ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( X ) Produção de textos

VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Atividades escritas realizadas em sala de aula
Leitura orientada (20 horas): A importância do ato de ler (Paulo Freire)
Participação de forma interativa presencial e on-line
Pesquisa individual e em grupo, levando-se em conta a correta argumentação, domínio de conceitos,   vocabulário específico e uso adequado da língua culta.

VII – REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé Costa. Aspectos da Coesão do Texto: uma análise em editoriais jornalísticos. Recife: Editora Universitária/UFPE, 1996.
BASTOS, Lúcia Kopschitz. Coesão e Coerência em Narrativas Escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed., Rio de Janeiro: Lucena, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000.
___________. A coesão textual. 11 ed., São Paulo: Cortez, 1999.
___________. Texto e coerência. 6 ed., São Paulo: Cortez, 1999.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.
___________. Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato individual de uma prática social. In: Leitura – Perspectivas interdisciplinares. Série Princípios. São Paulo: Àtica, 2005.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino – aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado das Letras, 1968.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.




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