LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Primeiro semestre de 2015
I – IDENTIFICAÇÃO
Código:
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Pré-Requisito: --------
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Carga Horária: 60 h/a
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Crédito: 04
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Período: 4º
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II – EMENTA: Experiência de leitura e
de expressão escrita com diversos tipos de textos, na modalidade falada e
escrita, com base na Teoria da Comunicação, elementos, funções, modalidade e
variação linguística; Aspectos semânticos; Estratégias de leitura e
compreensão textual; aspectos morfossintáticos e paragrafação.
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III –
OBJETIVOS
Geral:
Produzir textos utilizando-se de uma atitude crítica em relação à leitura e à
escrita.
Específicos:
3.1. Distinguir as características dos diversos tipos
de textos;
3.2. Reconhecer o significado de palavras e expressões;
3.3. Reconhecer o valor da tonicidade e da pontuação para o
sentido do texto;
3.4. Explicar a formação e flexão das palavras;
3.5. Reestruturar enunciados da língua falada para a escrita;
3.6. Distinguir traços característicos entre a variante coloquial e a
formal; e
3.7. Elaborar textos a partir da paráfrase.
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IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1. Introdução aos estudos linguísticos;
4.2. Conceito de linguagem, língua, discurso e texto;
4.3. Estratégias de leitura e compreensão de texto:
4.3.1. Leitura compreensiva; e
4.5.2. Adequação vocabular.
4.4. Fala e Escrita como formas de realização da língua;
4.5. Explicitação do significado de palavras ou expressões,
substituindo-se por sinônimos;
4.6. Reestrutura de enunciados, evidenciando domínio das variantes
faladas/escrita e coloquial/formal da Língua Portuguesa;
4.7. Identificação da função, para o sentido do contexto, de traços
gramaticais, no que se refere a: tonicidade, pontuação, formação e flexão de
palavras, classes gramaticais e colocação;
4.8. Morfologia - formação e classes de palavras;
4.9. Sintaxe – frase, oração e períodos; e
4.10. Estratégias de Produção de texto.
4.10.1. Paragrafação
4.10.2. Sequências textuais
4.10.3. Argumentação
4.10.4. Uso da paráfrase.
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V – MÉTODOS
DIDÁTICOS DE ENSINO
( X ) Aula Expositiva
( ) Seminário
( X ) Leitura Dirigida
( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
( ) Trabalho de Campo
( X ) Execução de Pesquisa
( ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( X ) Produção de textos
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VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Atividades escritas
realizadas em sala de aula
Leitura orientada (20 horas): A importância do ato de ler
(Paulo Freire)
Participação de forma interativa presencial e on-line
Pesquisa individual e em grupo, levando-se em
conta a correta argumentação, domínio de conceitos,
vocabulário específico e uso adequado da língua
culta.
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VII – REFERÊNCIAS
ANTUNES, Irandé Costa. Aspectos da Coesão do Texto: uma análise
em editoriais jornalísticos. Recife: Editora Universitária/UFPE, 1996.
BASTOS, Lúcia Kopschitz. Coesão e Coerência em Narrativas
Escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed.,
Rio de Janeiro: Lucena, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo:
Cortez, 1989.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos.
São Paulo: Contexto, 2000.
___________. A coesão textual. 11 ed., São Paulo: Cortez,
1999.
___________. Texto e coerência. 6 ed., São Paulo: Cortez,
1999.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros
e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.
___________. Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato
individual de uma prática social. In: Leitura – Perspectivas
interdisciplinares. Série Princípios. São Paulo: Àtica, 2005.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social
e educacional dos processos de ensino – aprendizagem de línguas. São Paulo:
Mercado das Letras, 1968.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre:
Artmed, 1998.
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